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domingo, 26 de dezembro de 2021

A psicopedagogia no contexto hospitalar

A psicopedagogia no contexto hospitalar

A psicopedagogia hospitalar, promove o acompanhamento e desenvolvimento da aprendizagem, e as capacidades cognitivas e emocionais, dos indivíduos hospitalizados, em especial as crianças.  A situação de hospitalização, altera a rotina e o emocional não só da criança em tratamento, mas também da família. Trabalha as incertezas, os medos, e toda esta atmosfera que pode afetar a criança. Desta forma, é importante ressaltar a importância de existir uma linha da psicopedagogia que trabalha esta subdivisão.

Ela é trabalhada de forma multidisciplinar no ambiente hospitalar, e se divide em alguns níveis, sendo um deles a classe hospitalar e ludoteca e/ou brinquedoteca hospitalar, sobre o qual iremos falar e elaborar uma proposta prática, a ser desenvolvida junto à equipe. A classe hospitalar é a garantia que se dá, à criança hospitalizada, em dar continuidade aos seus estudos, mesmo que esteja internada. Esta oportunidade é garantida por lei, e conta com o apoio da psicopedagogia, que de forma multidisciplinar, funciona como um link entre hospital - criança – família e escola. Fazem parte da classe escolar, a parte pedagógica proporcionada ao aprendizado do conteúdo escolar da criança, e também participam deste conjunto, a parte lúdica, o momento que a criança precisa se desligar um pouco do peso da rotina enfrentada com o tratamento, e explorar seu aprendizado através de atividades prazerosas.

Trabalhar a ludicidade, é trabalhar a criatividade, exercitar a arte de ensinar (e aprender) através do lúdico, que pode estar na música, no brincar, na dança, nos livros e outras atividades que desenvolvam a imaginação.

A ludicidade, aplicada em crianças hospitalizadas, ameniza o impacto desta mudança brusca de ambiente, e ajuda sua aceitação ao processo de tratamento. A brinquedoteca é o espaço destinado à prática desta ludicidade, é o recinto físico criado no ambiente hospitalar, que proporciona a diversificação de atividades voltadas para o desenvolvimento e abstração da criança, através de brincadeiras, histórias, cores, sons, e todos os objetos que possam influenciar de forma positiva em seu tratamento, aliviar o peso emocional, e conduzir a criança ao seu seguimento com a aprendizagem.

De acordo com Oliveira (2011), as brinquedotecas vêm a ser espaços privilegiados de crescimento pessoal, social e cultural, uma vez que criam condições do brincar livre e espontâneo, inclusive pelo outro, num ambiente onde ela se sente confiante.

Vale ressaltar, que, dita o Ministério da Saúde, que é obrigatoriedade a instalação de brinquedotecas nas unidades de saúde que ofereçam atendimento pediátrico em regime de internação, de acordo com Lei nº 11.104, de 21 de março de 2005 (Brasil, 2005). 



Referências bibliográficas

ATKINSON, P.A.T. Uma breve história das brinquedotecas. In: OLIVEIRA, Vera Barros de. (Org.). Brinquedoteca: uma visão internacional. Rio de Janeiro: Vozes, 2011. p. 36-51.

COSTA, A. C. C.; SANTOS NETO, J. O. A. Brinquedotecas e ludotecas: ambientes para a mediação da leitura no paraná. 

OLIVEIRA, Vera Barros de. Rituais e brincadeiras na brinquedoteca. Vetores de crescimento pessoal, social e cultural. In: OLIVEIRA, Vera Barros de (Org.). Brinquedoteca: uma visão internacional. Rio de Janeiro: Vozes, 2011. 

 

 

 

 


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