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domingo, 26 de dezembro de 2021

As provas piagetianas e o diagnóstico psicopedagógico

As provas piagetianas e o diagnóstico psicopedagógico

No diagnóstico psicopedagógico, o profissional utiliza diversos formas avaliativas, além da entrevista inicial para coleta de dados. Dentro destes meios de avaliação, estão as provas operatórias piagetianas, que são baseadas na teoria da epistemologia genética de Piaget, e tem como principal foco, obter dados sobre o desenvolvimento das funções lógicas do aprendente.

Sabemos que Piaget foi um biólogo e grande teórico na área da psicologia da educação, e que sua teoria, conhecida como “Epistemologia Genética”, defendia que o conhecimento é um conjunto de habilidades intelectuais que são classificadas em estágios. Estes estágios são quatro, e estão classificados conforme a criança constrói o conhecimento através da assimilação e acomodação.

Os estágios de conhecimento, são identificados através de alguns testes, onde são aplicados  exercícios de raciocínio lógico matemático. Estes testes são chamados de provas piagetianas. Através deles, é possível observar se a criança evoluiu seu estágio de desenvolvimento, e assim trabalhar de forma mais assistida ao aluno que encontra dificuldade. Estas provas são aplicadas conforme o nível de conhecimento da criança. Temos alguns tipos de provas e cada uma delas avalia um processo distinto, são elas: Prova operatórias de classificação de objetos, provas de conservação, provas de seriação e provas operatórias para o pensamento formal.

As provas operatórias de classificação, tem por objetivo avaliar se a criança já possui noções de classificação, se consegue identificar e separar objetos segundo suas características, como por exemplo: Separação de frutas quanto ao seu tipo, separação de objetos por cores.

As provas de conservação, verificam se a criança tem noção de números, quantidades, quantidade e diferenças de líquidos em recipientes por exemplo, permanência e mudança de formas, noção de comprimento.

As provas de seriação, avaliar a capacidade da criança de seriar e ordenar objetos de forma crescente ou decrescente, maior, menor, ordem de peso ou volume.

As provas para o pensamento formal, analisam se a criança consegue realizar operações mais complexas.

As provas operatórias piagetianas, são extremamente importantes como instrumento de avaliação, pois auxiliam o psicopedagogo descobrir como está o desenvolvimento cognitivo do indivíduo. Pode avaliar se a criança está no estágio de desenvolvimento esperado, segundo a epistemologia de Piaget, e pode explicar o motivo de fracassos escolares, desta forma o profissional irá elaborar a intervenção apropriada ou identificar possíveis transtornos de aprendizagem e fazer o encaminhamento necessário.

Concluindo, as provas operatórias piagetianas, irão identificar se a criança atingiu o desenvolvimento cognitivo previsto para sua idade cronológica (conforme os estágios), e auxiliar o trabalho dos educadores, e psicopedagogos com relação à elaboração do diagnóstico e intervenção.

 


Referências bibliográficas

MORAES, Ana Paula Aragão. Das provas operatórias à construção de estruturas cognitivas: Um estudo de caso em Psicopedagogia. Rev Psicopedagogia 2018

NOGUEIRA, Makeliny Oliveira Gomes; LEAL, Daniela. Psicopedagogia Clínica: caminhos teóricos e práticos. Curitiba: Inter Saberes, 2013. (Série Psicopedagogia).

RUBINSTEIN. Edith (Org.). Psicopedagogia: uma prática, diferentes estilos. 4. ed. São Paulo: Casa do Psicólogo. 2012

SOBRINHO. Patrícia Jerônimo. Psicopedagogia Clínica e Institucional. [recurso eletrônico] / Cengage Learning. São Paulo: Cengage Learning, 2016.

 


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