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domingo, 26 de dezembro de 2021

O psicopedagogo no contexto educacional - A importância do vínculo - Análise reflexiva (filme - Escritores da liberdade)

O psicopedagogo no contexto educacional - A importância do vínculo

Análise reflexiva (filme - Escritores da liberdade)




Eva Benitez, presencia ao longo de seu crescimento, um cenário de violência, onde conflitos raciais de todas as formas, são acionados a todo tempo, contra latinos, negros, asiáticos...

Dentro de um contexto desfavorecido do ponto de vista socioeconômico, a menina se vê obrigada a juntar-se ao grupo, e após testemunhar atos de violência dentro de sua própria família, desenvolve uma revolta, especificamente contra os brancos.

Erin Grunwell, uma jovem e dedicada professora, começa a lecionar na escola onde Eva estuda. Uma escola chamada de integrada, uma escola multiétnica e de maioria com modestas condições socioculturais e econômicas.

A violência faz parte do cotidiano dos alunos, e a professora percebe que terá um grande desafio pela frente. Assim como na comunidade, na escola existem os “guetos”, formados por grupos de negros, asiáticos, brancos, latinos, e que não se relacionam entre si, salvo para brigas de gangue. A escola se chama integrada, porém o processo de divisão étnica continua exacerbado.

A professora trava uma batalha para ajudar os alunos, frente à difícil realidade em que vivem. É necessário a prática da empatia para entender seus lados. A professora sai da zona de conforto, identifica as principais causas de suas dificuldades, e as diferentes formas com que pode trabalhar e cativar a atenção de todos.

O filme revela a importante função do educador, e nos mostra a importância do olhar psicopedagógico no contexto escolar. A professora Erin, assume o papel do psicopedagogo, com um olhar individualizado, entendendo o foco do problema, e chega à conclusão de que todos ali passam pelo mesmo tipo de dificuldade. Ela se aproxima dos alunos primeiramente usando a técnica de aceitação no grupo, com um objeto comum e confortável a todos, a música. Aos poucos consegue se mostrar mais próxima.

Desenvolve uma atividade importante para conhecer melhor a história de vida de cada um, sem constrangê-los. Utiliza um caderno como forma de diário, onde cada um vai escrever sobre suas tristezas e alegrias, e quem quiser compartilha com ela. Realiza uma atividade em sala de aula, dividindo a turma, e através de perguntas sobre o cotidiano, os faz perceber que todos possuem problemas e causas em comum, desta forma ela desenvolve a identificação e afinidade entre os colegas.

O momento mais especial, é a excursão ao museu que fala sobre o holocausto, onde os alunos conhecem, e entendem sobre a maior atrocidade humana, realizada contra um povo, e dando a oportunidade de ouvirem a história de alguns sobreviventes. Os alunos se chocam, se comovem, e enxergam que o melhor da vida está em viver comungando solidariedade e fraternidade com o próximo.

A professora consegue estabelecer a confiança através do vínculo, e estabelece o respeito entre os alunos, e consequentemente atribui auto estima e a vontade de mudança. O desempenho da classe apresenta uma melhora significativa, e a professora consegue dar início ao processo de transformação, tão necessário na classe apresentada.


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