Como os processos de atenção, memória e funções executivas estão diretamente relacionados à aprendizagem
A
atenção é um processo cognitivo, que tem a capacidade de focar o indivíduo na
realização de uma atividade, sem distrair-se com outras, desta forma tendo
melhor desempenho. Existem 3 funções da atenção: de alerta, de orientação e de
atenção executiva. Alguns fatores poderão influenciar na atenção do indivíduo;
Contexto; Características dos estímulos; Motivação; Estado emocional;
Experiências anteriores. É necessário haver o equilíbrio destes fatores para
que o indivíduo obtenha sucesso em seu desempenho.
Outro
componente importante no processo de aprendizado é a memória. A memória é a
capacidade de armazenar, reter e recuperar informações adquiridas ao longo da
vida. Pode ser de curto ou longo prazo. Se faz imprescindível no processo de
aprendizagem, pois as informações adquiridas serão assimiladas e recuperadas
quando necessário.
Fazendo
um link entre os processos de atenção e memória, seguimos analisando
suscintamente as funções executivas. As funções executivas são as habilidades
cognitivas que nos permitem controlar e regular nossos pensamentos, nossas
emoções e nossas ações diante dos conflitos ou das distrações. Podem ser
divididas em três grandes categorias de competências:
Autocontrole:
A capacidade de resistir à uma tentação para poder fazer aquilo que é certo.
Memória
de trabalho: A capacidade de manter as informações na mente, onde elas podem
ser manipuladas.
Flexibilidade
cognitiva: A capacidade de usar o pensamento criativo e ajustes flexíveis para
se adaptar às mudanças.
Conclui-se,
que, as funções executivas são extremamente importantes para o desenvolvimento,
pelo fato de que incluem melhora no desempenho escolar e de comportamento. É
imprescindível que um estudante tenha suas funções executivas bem trabalhadas
para uma vida estudantil satisfatória. O desenvolvimento dessas funções é
responsável por exercer influências diretas na regulação emocional, além disso,
as funções cognitivas também são trabalhadas.
Referências bibliográficas
CARMO, J. S. Fundamentos Psicológicos da Educação [livro eletrônico]. Curitiba: Intersaberes, 2012
CORSO, H. V. et.al. Metacognição e Funções Executivas: relações entre os conceitos e implicações para a aprendizagem. Psicologia: Teoria e Pesquisa, vol.29, n.1, jan.-mar. 2013.
FERREIRA,
M. G. R. Neuropsicologia e aprendizagem [livro eletrônico]. Curitiba:
Intersaberes, 2014. Cap. 1 –As neurociências, a neuroanotomia, e a
neuroplasticidade.
LIMA,
R. F. Compreendendo os mecanismos atencionais. Ciências e Cognição, vol.6,
2005.
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