Translate

domingo, 26 de dezembro de 2021

Como os processos de atenção, memória e funções executivas estão diretamente relacionados à aprendizagem

Como os processos de atenção, memória e funções executivas estão diretamente relacionados à aprendizagem

A atenção é um processo cognitivo, que tem a capacidade de focar o indivíduo na realização de uma atividade, sem distrair-se com outras, desta forma tendo melhor desempenho. Existem 3 funções da atenção: de alerta, de orientação e de atenção executiva. Alguns fatores poderão influenciar na atenção do indivíduo; Contexto; Características dos estímulos; Motivação; Estado emocional; Experiências anteriores. É necessário haver o equilíbrio destes fatores para que o indivíduo obtenha sucesso em seu desempenho.

Outro componente importante no processo de aprendizado é a memória. A memória é a capacidade de armazenar, reter e recuperar informações adquiridas ao longo da vida. Pode ser de curto ou longo prazo. Se faz imprescindível no processo de aprendizagem, pois as informações adquiridas serão assimiladas e recuperadas quando necessário.

Fazendo um link entre os processos de atenção e memória, seguimos analisando suscintamente as funções executivas. As funções executivas são as habilidades cognitivas que nos permitem controlar e regular nossos pensamentos, nossas emoções e nossas ações diante dos conflitos ou das distrações. Podem ser divididas em três grandes categorias de competências:

Autocontrole: A capacidade de resistir à uma tentação para poder fazer aquilo que é certo.

Memória de trabalho: A capacidade de manter as informações na mente, onde elas podem ser manipuladas.

Flexibilidade cognitiva: A capacidade de usar o pensamento criativo e ajustes flexíveis para se adaptar às mudanças.

Conclui-se, que, as funções executivas são extremamente importantes para o desenvolvimento, pelo fato de que incluem melhora no desempenho escolar e de comportamento. É imprescindível que um estudante tenha suas funções executivas bem trabalhadas para uma vida estudantil satisfatória. O desenvolvimento dessas funções é responsável por exercer influências diretas na regulação emocional, além disso, as funções cognitivas também são trabalhadas.

 

Referências bibliográficas

CARMO, J. S. Fundamentos Psicológicos da Educação [livro eletrônico]. Curitiba: Intersaberes, 2012 

CORSO, H. V. et.al. Metacognição e Funções Executivas: relações entre os conceitos e implicações para a aprendizagem. Psicologia: Teoria e Pesquisa, vol.29, n.1, jan.-mar. 2013.

FERREIRA, M. G. R. Neuropsicologia e aprendizagem [livro eletrônico]. Curitiba: Intersaberes, 2014. Cap. 1 –As neurociências, a neuroanotomia, e a neuroplasticidade. 

LIMA, R. F. Compreendendo os mecanismos atencionais. Ciências e Cognição, vol.6, 2005.

Nenhum comentário:

Postar um comentário