Disgrafia e Disortografia – Características principais
Dentro dos estudos dos transtornos de aprendizagem, que podem se manifestar de diversas formas, temos os transtornos referentes à escrita. Vamos falar um pouco da disgrafia e disortografia.
A
Disgrafia é um transtorno, que afeta a qualidade escrita, dificultando a
caligrafia, organização das palavras, tamanho e formato das letras, e apresenta
características próprias que podem ser confundidas com a “letra feia”. O aluno
com disgrafia costuma se queixar de dores nas mãos, por fazerem muito esforço
ao escreverem. Portanto, é de extrema importância que o professor observe e
identifique este aluno para que possa ter um acompanhamento multidisciplinar.
A Disortografia
é a dificuldade do processo cognitivo na produção de textos, e no uso da
ortografia correta. Caracteriza-se pela dificuldade em se expressar por
escrito, a falta de organização no desenvolvimento do texto, cometendo erros de
pontuação, parágrafos, e outras dificuldades gramaticais.
A seguir, veremos de uma forma resumida, as características principais de cada um destes transtornos descritos acima.
DISGRAFIA DISORTOGRAFIA Definição (atual) É um transtorno de
aprendizagem que altera a qualidade da escrita. A escrita é prejudicada por
letra feia, tamanho e forma diferentes de letra, a forma de segurar o lápis
interfere na coordenação motora fazendo muitas vezes que o indivíduo sinta
dor ao escrever. Mistura de formatos de letras que tornam a escrita
inelegível. Perturbação
que afeta as aptidões da escrita e que se traduz por dificuldades
persistentes e recorrentes na capacidade da criança em compor textos
escritos. As dificuldades centram-se na organização, estruturação e
composição de textos escritos Principais características e/ou sinais precoces -Traçado de letra incompleto -Macrografia ou micrografia -Forma de letra irreconhecível -Traçado muito grosso ou muito
suave -Grafismo Trêmulo -Confusão entre
letras, sílabas e palavras. -Troca de fonemas -Omissão de letras -Erros sintáticos
grosseiros -Uso irregular de
pontuação Recomendações à família -Acompanhamento psicopedagógico -Ensinar a posição correta ao
escrever. -Evitar uso excessivo de tablets
e smartphones -Observar se há queixas de dor ao
escrever. -Incentivar os jogos pedagógicos -Valorizar a criança -Trabalhar com
fonoaudiólogo -Manter ambiente sem
pressões -Ter paciência nas
tarefas escolares -Ofereça mais tempo
para realização de tarefas Orientações à escola (aos professores) -Não propor atividades de cópias longas -Estimular uso de giz de cera,
lápis de cor e pincel. -Estimular o exercício da
caligrafia -Propor atividades grafomotoras -Observar a maneira como a
criança segura o lápis. -Usar
produções de textos com poucas linhas -Trabalhar a
consciência fonológica -Utilizar provas orais
como recurso extra -Solicitar o uso do
dicionário para encontrar a grafia correta -Diferenciar erros de
ortografia e falhas de compreensão Estratégias
que podem ser utilizadas pelo psicopedagogo em consultório. -Atividade
de soletração -Atividade de consciência fonológica -Atividades de ortografia -Atividades de morfologia -Exercícios de composição -Atividade
de soletração -Atividade de consciência fonológica -Atividades de ortografia -Atividades de morfologia -Exercícios de memória visual Tratamento
e/ou intervenções -Métodos
de relaxamento global -Reeducação grafomotora -Reeducação da letra -Sistematização da escrita -Exercícios de aperfeiçoamento -Acompanhamento psicopedagógico -Exercícios
de percepção -Exercícios
de processamento fonológico -Estímulos
multissensoriais -Acompanhamento
fonoaudiológico
Referências Bibliográficas
COELHO, D. T. Dislexia, disgrafia, disortografia e discalculia.
Portugal. Porto: Areal Editores, 2012.
CRENITTE, P. A. P: GONÇALVES, T. dos S. Disgrafia e linguagem de escrita. In: MONTIEL, J. M: CAPOVILLA, F. C. (Org.). Atualização em transtornos de aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 2009.
FLETCHER, J. M. et al. Transtornos de aprendizagem: da identificação à intervenção. Tradução de Ronaldo Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2009.
NOGUEIRA, M. O. G.; LEAL, D. Dificuldades de aprendizagem: um olhar psicopedagógico. Curitiba: InterSaberes, 2012. (Série Psicopedagogia).
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