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domingo, 26 de dezembro de 2021

Disgrafia e Disortografia – Características principais

Disgrafia e Disortografia – Características principais

Dentro dos estudos dos transtornos de aprendizagem, que podem se manifestar de diversas formas, temos os transtornos referentes à escrita. Vamos falar um pouco da disgrafia e disortografia.

A Disgrafia é um transtorno, que afeta a qualidade escrita, dificultando a caligrafia, organização das palavras, tamanho e formato das letras, e apresenta características próprias que podem ser confundidas com a “letra feia”. O aluno com disgrafia costuma se queixar de dores nas mãos, por fazerem muito esforço ao escreverem. Portanto, é de extrema importância que o professor observe e identifique este aluno para que possa ter um acompanhamento multidisciplinar.

A Disortografia é a dificuldade do processo cognitivo na produção de textos, e no uso da ortografia correta. Caracteriza-se pela dificuldade em se expressar por escrito, a falta de organização no desenvolvimento do texto, cometendo erros de pontuação, parágrafos, e outras dificuldades gramaticais.

A seguir, veremos de uma forma resumida, as características principais de cada um destes transtornos descritos acima.

 

DISGRAFIA

DISORTOGRAFIA

Definição (atual)

É um transtorno de aprendizagem que altera a qualidade da escrita. A escrita é prejudicada por letra feia, tamanho e forma diferentes de letra, a forma de segurar o lápis interfere na coordenação motora fazendo muitas vezes que o indivíduo sinta dor ao escrever. Mistura de formatos de letras que tornam a escrita inelegível.

Perturbação que afeta as aptidões da escrita e que se traduz por dificuldades persistentes e recorrentes na capacidade da criança em compor textos escritos. As dificuldades centram-se na organização, estruturação e composição de textos escritos

Principais características e/ou sinais precoces

-Traçado de letra incompleto

 

-Macrografia ou micrografia

-Forma de letra irreconhecível

-Traçado muito grosso ou muito suave

-Grafismo Trêmulo

-Confusão entre letras, sílabas e palavras.

 

-Troca de fonemas

 

-Omissão de letras

 

-Erros sintáticos grosseiros

 

-Uso irregular de pontuação

 

Recomendações à família

-Acompanhamento psicopedagógico

 

-Ensinar a posição correta ao escrever.

-Evitar uso excessivo de tablets e smartphones

-Observar se há queixas de dor ao escrever.

-Incentivar os jogos pedagógicos

 

-Valorizar a criança

 

-Trabalhar com fonoaudiólogo

 

-Manter ambiente sem pressões

 

-Ter paciência nas tarefas escolares

 

-Ofereça mais tempo para realização de tarefas

 

 

Orientações à escola (aos professores)

-Não propor atividades de cópias longas

 

-Estimular uso de giz de cera, lápis de cor e pincel.

-Estimular o exercício da caligrafia

-Propor atividades grafomotoras

-Observar a maneira como a criança segura o lápis.

-Usar produções de textos com poucas linhas

 

-Trabalhar a consciência fonológica

 

-Utilizar provas orais como recurso extra

 

-Solicitar o uso do dicionário para encontrar a grafia correta

 

-Diferenciar erros de ortografia e falhas de compreensão

 

Estratégias que podem ser utilizadas pelo psicopedagogo em consultório.

 

-Atividade de soletração

 

-Atividade de consciência fonológica

-Atividades de ortografia

-Atividades de morfologia

-Exercícios de composição

-Atividade de soletração

 

-Atividade de consciência fonológica

-Atividades de ortografia

-Atividades de morfologia

-Exercícios de memória visual

Tratamento e/ou intervenções

 

-Métodos de relaxamento global

 

-Reeducação grafomotora

-Reeducação da letra

-Sistematização da escrita

-Exercícios de aperfeiçoamento

-Acompanhamento psicopedagógico

-Exercícios de percepção

-Exercícios de processamento fonológico

 

-Estímulos multissensoriais

 

-Acompanhamento fonoaudiológico



Referências Bibliográficas 

COELHO, D. T. Dislexia, disgrafia, disortografia e discalculia. Portugal. Porto: Areal Editores, 2012.

CRENITTE, P. A. P: GONÇALVES, T. dos S. Disgrafia e linguagem de escrita. In: MONTIEL, J. M: CAPOVILLA, F. C. (Org.). Atualização em transtornos de aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas, 2009.

FLETCHER, J. M. et alTranstornos de aprendizagem: da identificação à intervenção. Tradução de Ronaldo Cataldo Costa. Porto Alegre: Artmed, 2009. 

NOGUEIRA, M. O. G.; LEAL, D. Dificuldades de aprendizagem: um olhar psicopedagógico. Curitiba: InterSaberes, 2012. (Série Psicopedagogia).

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